reabertura

VÍDEO: com novas regras, academias retomam as atividades em Santa Maria

18.398

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Rotina de higienização é cobrada pelo decreto municipal

Com a flexibilização das regras de abertura do comércio e de serviços decretada pelo prefeito Jorge Pozzobom na última sexta-feira, a segunda foi de volta às atividades nas academias do município. A reabertura foi marcada por rigorosas regras de higienização e circulação e a presença de um item agora essencial, mas desafiador para quem pratica atividades físicas: a máscara.


- É horrível. Estou tendo que me acostumar. Abafa a respiração, que é super importante na hora do exercício. Embaça o óculos também, é bem incômodo - relata a professora aposentada Líbia Ferreira.

Líbia voltou à academia no começo da tarde de segunda-feira. Durante o período de quarentena, ela até buscou realizar exercícios caseiros, como pilates e funcional, mas teve que retomar a prática na academia em um ritmo mais lento.

'Não atira, ele é trabalhador', gritou colega de jovem morto em Marau

- Fazia falta, o corpo começava a doer. Até emocionalmente, ficava angustiada de não se mexer - conta a ex-professora.

Com uma máscara caseira, ela retomou o exercícios na Celera Gym, academia localizada no Centro de Santa Maria. Cumprindo as determinações do decreto (leia mais abaixo), o estabelecimento mudou práticas e rotinas e teve movimento baixo na retomada.

- Vamos ter uma queda na quantidade de alunos. Tanto pelo receio com o coronavírus e até por outras coisas, como por exemplo, a ausência de estudantes universitários, muitos não estão na cidade, voltaram para casa - explica Ramão Stocker, instrutor e sócio proprietário.

Paciente que morreu em Santa Maria não tinha coronavírus

Por volta de 14h, apenas duas pessoas se exercitavam no espaço. Antes do meio-dia, o pico foi de 7 usuários, bem longe do que costumava ser antes da pandemia, quando chegava a 30. O próprio decreto limita em 50% a lotação máxima das academias, mesmo percentual da queda de clientes estimada por Stocker.

Conforme o decreto, as academias podem abrir entre 6h e 22h, mas para grupos determinados e com pausas de pelo menos 15 minutos para a higienização de equipamentos e superfícies de contato. Também há a reserva de um horário para que idosos e demais pessoas do grupo de risco do coronavírus possam se exercitar sem contato com demais pessoas. No caso da Celera Gym, é das 9h às 10h45min e das 14 às 15h45min.

Mercados vão abrir apenas pela manhã no feriado em Santa Maria

Os bebedouros de esguicho, os chuveiros e o vestiário também devem ser isolados. O álcool gel também está presente em diversos pontos, a disposição de funcionários e clientes, como estabelecem as novas normas. Além do tradicional som alto, com músicas, outros sons também enchem o ambiente: dos ventiladores e exaustores, para a circulação de ar, e da rua, já que as janelas precisam ficar abertas.

De acordo com o decreto, academias no interior de clubes seguem com atividades suspensas. Também estão proibidos aulões e eventos. As regras são válidas, de acordo com o decreto 71, da última sexta-feira, até 30 de abril.

*colaborou Felipe Backes

RESUMO DAS REGRAS PARA ACADEMIAS

  • atender e receber usuários por grupos agendados, obedecendo a lotação de 50% do previsto no PPCI e com intervalo mínimo de 15 minutos para limpeza e desinfecção das superfícies. Manter na entrada e visível o PPCI
  • disponibilizar horários específicos para idosos e grupos de risco sem que haja circulação dessas pessoas nos demais horários
  • higienizar após cada uso as superfícies de toque (alteres, colchonetes, caneleiras, bancos, catracas, máquinas de cartão e teclados
  • higienizar pelo menos uma vez por dia os pisos, paredes e banheiros
  • adotar escalas de revezamento de turnos e alterações de jornadas para reduzir fluxos, contatos e aglomeração de funcionários. Observar distanciamento mínimo de 2 metros entre os colaboradores
  • estabelecer demarcação no solo que oriente o distanciamento entre clientes em atendimento
  • restringir uso de chuveiro e vestiário
  • nos casos de aulas coletivas, deve-se respeitar, obrigatoriamente, o distanciamento de 2 metros entre as pessoas
  • não permitir a utilização de bebedouros de esguicho e orientar os usuários a usar garrafa individual abastecida em casa
  • exigir o uso de toalhas
  • suspender aulões e eventos
  • afastar imediatamente em quarentena, pelo prazo mínimo de 14 dias, todos empregados que apresentem sintomas gripais


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Abertura do comércio é facultativa neste feriado em Santa Maria

41 vagas de emprego para terça e quarta-feira em Santa Maria Próximo

41 vagas de emprego para terça e quarta-feira em Santa Maria

Geral